top of page
Wix capa_edited.jpg

    Ensino Médio  

MANTER O FUTURO EM MOVIMENTO

Etapa conclusiva da vida escolar, o Ensino Médio traz uma série de aprendizagens e desafios. Paralelamente, coincide com as descobertas, as transformações e os anseios naturais da adolescência. Trata-se, ainda, de uma fase intermediária para o estudante, pois abre passagem para um novo caminho, com o ingresso no Ensino Superior.

 

Compreendendo a complexidade desse contexto, nós fundamentamos nosso fazer pedagógico na educação integral, que se traduz na prática da excelência acadêmica com o cultivo da formação humana. Assim, o jovem é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

 

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos o aprender ao compromisso de sempre inovar. Por isso, nosso jeito de educar engloba a preparação acadêmica, a formação de valores humanos, o cuidado com a vida e o meio ambiente, o despertar de talentos e diferentes formas de aprender.

 

Diariamente, nossos educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões. Tudo isso possibilita que o estudante aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornando-se protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor. ​

 

 

DIFERENCIAIS

​Terceirão

Oferecemos períodos extras de revisão dos 1º e 2º anos EM na estrutura curricular do 3º ano EM. Os componentes oferecidos no Terceirão seguem o desenvolvimento de habilidades e competências da estrutura curricular do ano em questão com um professor específico. Os conteúdos de revisão são trabalhados com um professor diferente, o qual preconiza a revisão dos conteúdos trabalhados nos anos anteriores. O trabalho colaborativo entre os professores contribui tanto para a consolidação das diferentes aprendizagens quanto à preparação das diversas atividades que compõem o projeto de vida dos nossos estudantes.​

 

Adaptação Curricular

O projeto busca o acompanhamento e a adaptação de novos estudantes no ambiente escolar, oferecendo aulas extras de apoio durante o primeiro mês de aula. Com isso, é possível retomar conteúdos considerados pré-requisitos do ano e identificar possíveis lacunas de aprendizagem a serem trabalhadas.​

 

Foco no Enem e Vestibular

Com o objetivo de preparar o estudante para o ingresso no Ensino Superior, contamos com uma carga horária diferenciada de 30 períodos semanais no Ensino Médio. Também realizamos simulados com questões nos moldes das melhores universidades do país e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de auxiliarmos o estudante a criar sua própria rotina de aprendizagem por meio do projeto Hábitos de Estudo e de plantões permanentes de Produção Textual.

 

​Pensando no Futuro

​Por meio de atividades vivenciais, bate-papo com ex-alunos, profissionais e eventos, o projeto de orientação profissional estimula o jovem a refletir sobre sua escolha profissional e formação de carreira. São realizadas também atividades voltadas ao empreendedorismo e à iniciação científica, bem como aquelas relacionadas ao projeto de vida, que estimulam o estudante a diversificar seus percursos de aprendizagem, realizando diferentes experiências para além do currículo regular.

 

Formação de Lideranças

O exercício da liderança se dá no cotidiano escolar, desde as atividades de apoio estudantil na sala de aula até a representação das turmas. Os líderes de turma participam de momentos formativos, acompanhados pela Orientação Educacional. Possuímos também projetos sociais específicos, como Voluntariado nos quais os jovens desenvolvem habilidades de liderança em uma perspectiva solidária e crítica.​

 

​Produção textual

A fluência, a organização de ideias e a qualidade gramatical são permanentemente exercitadas em atendimentos individuais e em sala de aula. Desde o 6º ano do Ensino Fundamental, a produção textual é o componente curricular que foca essencialmente na produção de diferentes tipos de textos, mas, no Ensino Médio, ela ganha destaque devido à carga horária intensificada.

 

 

 

Formação de valores

O enfoque da educação na Escola Aprender é a formação integral do estudante, desenvolvendo, paralelamente ao conteúdo, valores humanos. Momentos de formação despertam para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade. ​

 

Estudos de Recuperação

Os Estudos de Recuperação são oportunidades para retomada de pontos importantes dos conteúdos com vistas à consolidação da aprendizagem. Essa recuperação ocorre por intermédio de estudos adicionais ou tarefas complementares e pela oferta de aulas no contraturno, quando o estudante não tiver aulas no turno inverso regular. Nos componentes curriculares com maior carga horária e de acordo com a necessidade indicada pelo professor, são ofertados Estudos de Recuperação Ampliados semanal.

 

Iniciação Científica

Desenvolver metodologias, nas quais a curiosidade e a pergunta sejam o pressuposto do aprendizado, garantem a emancipação dos sujeitos-jovens e seu entendimento da realidade, tornando o ensino mais atraente, prazeroso e de qualidade. Nesse contexto de aprendizagem, com os princípios da iniciação científica, o professor é um instigador/problematizador do conhecimento por meio da pesquisa, e os estudantes, autores de suas aprendizagens e de seus desejos de conhecer o mundo.

 

A intencionalidade de desenvolver a pesquisa na Educação Básica está relacionada à utilização da investigação científica como instrumento de aprendizagem; com a percepção de que os conhecimentos discutidos em sala de aula relacionam-se com diversas questões cotidianas; ao desenvolvimento e incentivo pelo gosto de todas as ciências; e à aproximação das demandas científicas do Ensino Médio com as exigências do Ensino Superior.

​NOVO ENSINO MÉDIO

A partir da Lei 13.415/2017, todas as instituições de ensino públicas e privadas do país devem implementar a nova proposta curricular do Ensino Médio até o ano de 2022. Nós construímos uma renovação curricular alinhada com as nossas premissas de aliar excelência acadêmica e à formação para valores, aproximando os conteúdos pedagógicos das necessidades e dos projetos de vida dos nossos adolescentes e jovens. Em 2022, o novo currículo será implementado com os estudantes do 1º ano EM de maneira gradativa. O currículo do Novo Ensino Médio Marista será composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos.

 

A Formação Geral Básica é a dimensão do currículo que permite a consolidação das aprendizagens essenciais, compreendendo as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza –. A sua distribuição entre os três anos de Ensino Médio é igualitária, ocorrendo, nesse momento, as aulas dos componentes curriculares convencionais. Já os Itinerários Formativos estão estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, com metodologias diversificadas que desenvolvem a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico. Dessa forma, os Itinerários Formativos são divididos em Núcleos de Aprofundamento e Percursos Investigativos.

 

Os Núcleos de Aprofundamento consistem no desenvolvimento e no aprofundamento dos conceitos abordados na FGB. Ele propicia a problematização e a aplicação dos conceitos das áreas do conhecimento por meio de projetos, oficinas e outras estratégias que diversificam as metodologias buscando a interdisciplinaridade. Além disso, conta com a organização seriada, ou seja, pensada conforme o nível de ensino de cada estudante.

 

Nos Percursos Investigativos, os estudantes têm a possibilidade de escolher os Itinerários Formativos que mais lhe interessam, com ênfase na iniciação científica e na intervenção social. Para essa etapa, foram determinados seis Percursos Investigativos: Ciências da Saúde e da Vida, Contextos e movimentos do século XXI, Cultura Digital, Educação Financeira, Tecnologias e Sociedade: sistemas e processos e Processos criativos em múltiplas linguagens.

bottom of page