Wix capa_edited.jpg

Ensino Fundamental - Anos Finais

ENFRENTAR DESAFIOS

Os desafios se acentuam neste período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante, aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo, visando à sua formação integral.

Nossa ação pedagógica é fundamentada na Proposta do Sistema Positivo de Ensino, nas Matrizes Curriculares e nas Áreas do Conhecimento, com as quais temas de estudos são desenvolvidos de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.

DIFERENCIAIS

Organização Curricular

Através da proposta pedagógica, contemplamos um currículo interdisciplinar, que desenvolve as competências e habilidades dos estudantes, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática). Também promovemos projetos, seminários, saídas de estudos que ampliam o repertório cultural e o protagonismo estudantil.

PES/POSITVO

Promovido pelo PES/POSITIVO, o programa que integra o currículo, permite que estudantes tenham o aprendizado da Língua Inglesa em carga horária ampliada e ensino natural por imersão. Em um ambiente de aprendizado informatizado e aulas ministradas inteiramente em inglês, tem como um dos seus diferenciais o portal PES, e exame de proficiência ao término do 9º ano, com Certificação e reconhecimento Internacional pela Cambridge Assessment English.

Hábitos de Estudo

Incentivamos o estudante a conciliar os compromissos escolares com as atividades extraclasse e os momentos de lazer. Orientadores educacionais e professores conselheiros realizam propostas que ajudam a mapear e a organizar a rotina de aprendizagem, administrar o tempo, escolher recursos informativos e adotar estratégias de estudo. ​

Produção Textual

A produção textual, a organização de ideias e a qualidade gramatical são permanentemente exercitadas em atendimentos individuais e nas salas de aula. O componente curricular de Produção Textual está presente desde o 6º ano e garante acompanhamento individualizado.

Iniciação Científica

Nas atividades voltadas para a produção do conhecimento científico, os estudantes realizam pesquisas com professores orientadores de diferentes áreas do conhecimento, as quais ampliam e sistematizam o saber. Ao final do processo de pesquisa, as produções são apresentadas na Mostra “Nosso Jeito de Aprender”, proposta que visa compartilhar aprendizagens entre estudantes e comunidade escolar, desenvolvendo competências e habilidades para uma atuação mais cidadã, protagonista e transformadora.

Formação de Valores

O enfoque da educação na Escola Aprender é a formação integral do estudante, desenvolvendo, paralelamente ao conteúdo, valores humanos. Diversas atividades visam despertar para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade. ​​